A Câmara Municipal da Calheta apresentou esta terça-feira a 2ª edição do festival ‘Calheta SoundsCool’ - que em 2024 decorreu sob a denominação “SoundsGood”. Este evento de World Music regressa ao Paul do Mar com um cartaz vibrante e uma forte aposta na diversidade cultural e musical.
O festival acontecerá no dia 3 de maio, entre as 17h00 e as 02h00, com um alinhamento que cruza os sons quentes do samba, salsa, reggae e funaná, num ambiente de festa pensado para todas as idades. A entrada terá o custo simbólico de 5 euros, cuja receita reverterá na íntegra para a Delegação Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um dos grandes destaques será a roda de samba fora do palco, logo na abertura do recinto, pelas 17h00. Este momento especial acontece no centro do espaço do festival e tem como pano de fundo o emblemático pôr-do-sol do Paul do Mar, um verdadeiro ex-libris da ilha. A atmosfera será enriquecida com sabores brasileiros, reforçando o espírito de partilha e proximidade com o público.
Ao longo da noite, o palco acolherá atuações de artistas nacionais e internacionais:
· COLETIVO GIRA (Brasil)
· LA TREMENDA SONORA
· UPRISING REGGAE BAND (tributo a Bob Marley)
· FERRO GAITA (Cabo Verde)
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, este evento mostra a dinâmica cultural da Calheta e a diversidade da sua oferta. Segundo o autarca: “Este é o caminho certo. Temos parcerias de muitos anos e este estilo de músicas a que muita gente não estava habituada, mostrou que pela diferença nós também marcámos a nossa posição. Acreditámos bem e estamos a apresentar um festival internacional na freguesia do Paul do Mar”. Ainda segundo o edil, este “excelente cartaz” é também a oportunidade para “vincar a solidariedade que existe em todo este evento”.
Presente na cerimónia, o presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro, Ricardo Franco, satisfeito com a ajuda e a solidariedade da Câmara, agradeceu o apoio: “Juntos, queremos mostrar que a luta contra o cancro também pode ser feita com arte, com música, com movimento e, acima de tudo, com união”.
O presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar, Paulo Sérgio, onde decorrerá o festival, agradeceu a renovação da aposta da freguesia para fazer acontecer este evento, fazendo notar as condições únicas que a mesma tem para estes eventos. E abordou também o impacto económico que este evento tem na freguesia.
O Calheta SoundsCool integra-se numa estratégia de valorização e descentralização da oferta cultural do concelho, com vários objetivos claros: dinamizar economicamente as freguesias do Paul do Mar e Jardim do Mar; criar um novo polo de atração turística fora da época alta; promover o concelho como destino de cultura e lazer; envolver e apoiar instituições locais, como a Calheta Green, Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, Juventude Calhetense e Via Ativa, que terão espaço próprio no recinto.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e também vão estar na entrada do recinto, no próprio dia. Todas as novidades sobre o festival podem ser acompanhadas através das redes sociais oficiais em @calhetasoundscool (Instagram e Facebook).
Para mais informações, contactar:
Luís Sena Lino: 926 156 401
