Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Espaços Culturais

Centro de Artes e Congressos Casa das Mudas

 

 

Localizado no concelho da Calheta, na Zona Oeste da Madeira, a pouco mais de 20 minutos de distância da cidade do Funchal, o Centro das Artes Casa das Mudas, representa, seguramente, um dos investimentos mais importantes da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, S.A. e a sua singularidade, desde logo presente na estrutura do edifício, decorre da missão que lhe está acometida: sensibilizar e interessar o público para as artes em geral e para a arte moderna em particular.

Para alcançar este desígnio, a Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste está a desenvolver um programa de atividades que permitirá diversificar a oferta cultural na Madeira, com a realização de exposições temporárias, espetáculos de teatro e dança, projeção de cinema e promoção de oficinas artísticas, com ateliers e cursos de formação orientados para diferentes públicos.

Este novo espaço dedicado à arte e à cultura só foi possível graças à visão e ao sentido de defesa do interesse público do Governo Regional da Madeira que acreditou no papel determinante da cultura como elemento de governação e na sua importância enquanto cimento social e espaço de participação.

A localização, intencional, do Centro das Artes no concelho da Calheta, vem aprofundar o conceito de descentralização e democratização do acesso à cultura, num espaço que se pretende aberto e em permanente construção.

 

O edifício e a construção

O Centro das Artes Casa das Mudas, da autoria do arquiteto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitetura contemporânea Mies van der Rohe, conta com uma área coberta de construção de 12.000m2, tendo sido construído como expansão da já existente Casa da Cultura da Calheta.

Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições temporárias e permanentes, auditório, biblioteca, loja/livraria, cafetaria, restaurante, áreas de administração, uma ampla zona de animação cultural com ateliers e oficinas artísticas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 92 lugares.

O edifício foi concebido de modo a criar um ambiente sóbrio e aprazível, proporcionando perspetivas de visão a partir do interior, sobre o mar e as encostas circundantes.

Ao nível da construção importa destacar um conjunto significativo de aspetos que traduzem a dimensão desta obra. Na sua construção foram adotadas soluções técnicas que permitissem garantir a funcionalidade dos espaços criados e o melhor enquadramento possível do edifício no espaço envolvente.

 

Os objetivos

  • aprofundar a descentralização da oferta cultural, criando na Zona Oeste um projeto com sentido e relevância para a Região Autónoma da Madeira;
  • desenvolver uma política inclusiva em termos de oferta cultural, que permita a diferentes grupos o acesso à cultura, ao lazer e à produção artística e cultural;
  • estimular a intervenção artística e a criatividade junto de diferentes grupos etários;
  • incrementar a oferta de atividades de educação e formação através da arte que contribuam para a formação de novos públicos;
  • conservar e aumentar o património artístico e cultural dos Madeirenses.

 

O auditório

O Centro das Artes Casa das Mudas dispõe de um auditório com capacidade para 220 lugares, concebido e equipado de modo a assegurar a realização de múltiplos eventos, que incluem a apresentação de concertos, filmes e peças de teatro, dispondo de todas as condições técnicas para a organização de espetáculos de dança e realização de congressos e reuniões. Pelas suas características técnicas e localização privilegiada a 20 minutos de distância da cidade do Funchal, o auditório do Centro das Artes constitui um espaço único e aprazível na Região Autónoma da Madeira. As principais vias de acesso à Zona Oeste da Madeira e a proximidade do Centro das Artes a diversas unidades hoteleiras na localidade da Calheta proporcionam-lhe um acesso cómodo e fácil. Os serviços do auditório, equipados com a mais recentemente tecnologia e cabines para tradução simultânea, completam-se com o serviço de cafetaria, restaurante, livraria e estacionamento subterrâneo com 92 lugares.

 

 Contactos

Estrada Simão Gonçalves da Câmara, nº37
9370 – 139 Calheta
Tel.: 291 820 900

Terça a Domingo | Das 10h às 18 h                

 

Informação gentilmente cedida pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste.