Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta já encontrou o local onde será instalado o novo aterro municipal. A infraestrutura ficará situada na freguesia dos Prazeres, numa cota ligeiramente abaixo do aterro existente, que esgotou recentemente a sua capacidade de armazenamento.

Segundo o presidente da Autarquia, Carlos Teles, pareceres técnicos confirmam que este é “um local ideal” para acolher um serviço desta natureza. Os terrenos em causa, com uma área aproximada de 50 mil metros quadrados, já foram alvo de limpeza e desmatação. Pertencem a privados, que foram entretanto contactados para dar seguimento ao processo.

Atualmente decorrem negociações entre a Câmara e os proprietários, no sentido de encontrar a melhor solução para viabilizar o projeto, podendo passar por uma parceria privada ou público-privada.

Carlos Teles sublinha que este projeto é “importantíssimo”, não só para o ordenamento e preservação ambiental, mas também para responder às necessidades de munícipes e investidores. “Com o aumento das obras no concelho, muitos manifestavam dificuldades em encontrar um espaço adequado para depositar terras e materiais excedentes. Esta solução vem dar resposta a essas preocupações”, reforçou o autarca.

Recorde-se que, em 2021, a Autarquia lançou um concurso para a concessão da exploração do aterro municipal do concelho da Calheta, estabelecendo como limite um prazo de 10 anos ou o esgotamento da capacidade da área de depósito de terras, consoante o que ocorresse primeiro. Face ao aumento significativo do número de obras no concelho, o espaço esgotou rapidamente a sua capacidade de armazenamento, o que exigiu uma resposta célere por parte do Município, traduzida na preparação desta nova solução.

 

Partilhe Esta Página