Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

A implementação da taxa turística na Calheta, que entrou em vigor a 1 de outubro, permitiu arrecadar cerca de 164 mil euros no primeiro mês de vigência. Este montante correspondente a uma média diária de 5.300 euros, foi apurado com base nas declarações entregues até 15 de novembro, prazo estipulado para a notificação das receitas. 

Os valores declarados devem ser entregues à Câmara Municipal pelos agentes económicos responsáveis até ao último dia do mês seguinte ao da respetiva cobrança, sendo que os pagamentos referentes a outubro podem ser feitos até o dia 30 de novembro.

As verbas arrecadadas servirão para manter e garantir a atratividade do concelho da Calheta, através de uma prestação de serviços de qualidade, a necessária sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos devido à sua utilização em demasia.

De salientar a extensão do nosso território, com inúmeros pontos a visitar, percursos pedestres, levadas, miradouros, praias, cuja manutenção e conservação exige cada vez um maior esforço financeiro do Município. Servirá também para intervenções de manutenção da rede viária municipal, face a uma carga cada vez mais elevada de trânsito. A própria rede de saneamento básico e rede de água potável, infraestruturas estas com reforço na sua utilização, consequência natural da procura do setor turístico neste concelho, necessitam também de um maior investimento de modo a garantir o seu pleno funcionamento.

Cientes de que a referida taxa requer um esforço coletivo, nomeadamente por parte dos operadores turísticos, estamos certos que os benefícios gerados por ela trarão retorno para toda a comunidade, contribuindo, cada vez mais, para o desenvolvimento da nossa #calhetaviva .

 

Partilhe Esta Página