O Município da Calheta tem desde o dia 19 de Fevereiro de 2002, uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) que é composta por uma equipa multidisciplinar que integra sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais de diversas entidades e instituições locais. Trata-se de uma entidade que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo às situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento.
Informe a CPCJ da Calheta se conhecer alguma criança numa das seguintes situações:
· está abandonada ou entregue a si própria;
· sofre de maus tratos físicos ou psíquicos;
· é vítima de abusos sexuais;
· não recebe cuidados de afeição adequados;
· é obrigada a atividades ou trabalhos excessivos;
· está sujeita a comportamentos que afetem gravemente a sua segurança e equilíbrio emocional;
· assume comportamentos que põem em risco a sua integridade, sem que a família se oponha ou resolva a situação
A equipa da CPCJ resolveu encetar uma campanha de divulgação e editou uma brochura e cartazes, com o intuito de informar a população sobre o funcionamento e forma de intervenção daquela entidade.
A intervenção para a promoção dos direitos e proteção da criança e do jovem em perigo tem lugar quando os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de facto ponham em perigo sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento.
A CPCJ intervém quando: não seja possível às entidades com competência em matéria de infância e juventude atuar de forma adequada a remover o perigo; exista o consentimento expresso dos pais; não exista oposição da criança ou do jovem com idade igual ou superior a 12 anos.
A participação pode ser feita pela própria criança/jovem; por familiares; por elementos ligados à comunidade, pessoalmente, por escrito ou por telefone.
Sempre que julgue importante e necessário, contacte-nos!
Contactos
Morada: Estrada Simão Gonçalves, nº 71
9370 – 139 Calheta
Tel.: 291 822 797 / 291 822 799 / Fax: 291 824 930